D e s i g u a l d a d e

http://www.thezeitgeistmovement.com/tzm-media#

Sabemos todos que, de um modo desigual, todo o mundo expressa as mesmas exigências de liberdade individual e de bem-estar, mas há um agravamento das desigualdades cada vez mais acentuado.

Desde a máquina de desperdício conhecida como a economia de mercado, até à máquina de dívidas conhecida como sistema monetário, há consequências que atravessa toda a máquina: a  desigualdade .

Historicamente, a estatificação social sempre foi considerada injusta, mas evidentemente aceite em geral. Mas justiça material à parte, passa-se ainda outra coisa sob a superfície da desigualdade que causa uma deterioração na saúde pública como um todo. Existe de facto, um elevado contraste entre o sucesso material e os maiores fracassos sociais: abusos de drogas, violência, auto- destruição infantil, doenças mentais havendo claramente algo de errado nas nossas sociedades. A desigualdade é fracturante e socialmente corrosiva. A desigualdade produz efeitos psicológicos e sociais muito poderosos, principalmente relacionados com sentimentos de superioridade e inferioridade. Este tipo de divisão- e talvez a par com o respeito ou desrespeito- leva a que as pessoa se sintam desprezadas.

“As nossas sociedades democráticas baseiam-se no princípio da igualdade de todos os cidadãos, há que notar que elas estão ainda longe de o cumprir nestes domínios. Seja nas empresas, nos media ou nas escolas, o ideal republicano de justiça continua a ser desrespeitado pois persistem as desigualdades e as discriminações. As que afectam as minorias etno-religiosas são as mais evidentes.”

Gilles Lipovestky | “A luta contra as discriminações e a sociedade das novas oportunidades”

http://www.adbusters.org/campaigns/bnd

Deixe um comentário